quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Amigas do peito




Câncer de mama é assunto seríssimo e fazer o auto-exame é importante. Por isso, preparamos uma matéria sobre isso tudo com um grupo de mulheres que enfrenta o problema.

O Grupo Amigas do Peito é formado por 60 mulheres. Todas elas já passaram pela triste experiência do câncer de mama. “O nosso grupo surgiu da necessidade que sentimos de nos unir e nos apoiar para passarmos pelo câncer da melhor maneira possível”, diz Laísa Barbosa, 61, membro do Amigas do Peito. Elisabeth Aprea Guedes Caetano, 51, também membro, explica que qualquer tipo de apoio é importante durante o tratamento. “Elas se sentem mais confortáveis de ver que levamos uma vida normal e que é possível curar o câncer”, diz. No Amigas do Peito, que tem até camiseta com emblema, cada uma ajuda naquilo que pode. Elisabeth é psicóloga e presta serviço a todas as mulheres uma vez por semana. “Eu raspo o cabelo de toda a mulherada de graça, daí junto 40cm de cabelo e troco por uma peruca que é emprestada para elas”, conta a cabeleireira Elisa. Segundo as amigas, Divonice é a responsável pelas píadas e animação. “Eu tento fazer com que a gente tenha outros assuntos e se divirta um pouco também”, confessa Divonice. “Na verdade, estamos aqui para trabalhar a parte emocional de nossas companheiras”, esclarece Laísa.


Cuidado e prevenção

“Nós queremos estimular o auto exame da mama e esclarecer dúvidas sobre esse tipo de câncer que já é uma das maiores causas de morte em mulheres de 35 a 44 anos”, explica o presidente do grupo William Dávila Delgallo. Segundo o presidente, muitas mulheres não se interessam pelo assunto e não sabem qual é a importância de realizar mamografias periodicamente. “Nosso grupo existe para alertar e dar apoio às mulheres que possuem esse câncer. Para que elas passem pelos exames de maneira mais positiva possível”, diz.
Uma das dificuldades do tratamento é a percepção da doença em estado avançado. “Apenas 15% das mulheres com tumores malígnos percebem a doença no seu estágio inicial, que é quando o tratamento é mais fácil”, conta Elizabeth Aprea Guedes, 51, membro do grupo.
Um dos caminhos contra o câncer de mama é a vida saudável. “Não existe prevenção do câncer de mama, mas é possível evitar que ele apareça. Um dos caminhos é praticar exercícios físicos e ter uma dieta regular”, explica Laísa Barbosa, 61, também membro do grupo Amigas do Peito.

Vale ressaltar que o auto-exame não substitui o exame feito pelo médico. Então, meninas, a receita é: exercícios físicos, dieta equilibrada e consulta ao ginecologista de 6 em 6 meses, ok?

Nenhum comentário: